Energia solar residencial: vale a pena?

energia solar residencial

O que você sabe sobre energia solar residencial?

Esse investimento está se popularizando cada vez mais no Brasil e no mundo, devido aos seus diversos benefícios.

No entanto, mesmo que a quantidade de adeptos esteja aumentando, ainda existem várias dúvidas sobre como funciona e, em alguns casos, quais são as vantagens de realizar esse investimento, por quanto tempo devo esperar até que ele se pague e como proceder no dia a dia.

Quer saber mais sobre energia solar residencial? Continue a leitura.

Como funciona a energia solar residencial?

A energia solar residencial é produzida através o uso de painéis solares, também chamados de painéis fotovoltaicos, instalados nas casas.

É comum que esses painéis sejam instalados nos telhados, uma vez que é de extrema importância que eles estejam em locais com muita incidência solar ao longo do dia.

Os painéis irão captar os raios solares e enviá-los para um inversor solar, que irá alterar essas informações recebidas e transformá-la em corrente elétrica alternada, compatível com o sistema elétrico da residência.

Dessa forma, quando os raios solares são convertidos, eles já podem ser utilizados para o abastecimento energético da casa, transformando a casa em um ambiente mais autônomo e econômico.

É importante pontuar que, caso você esteja gerando mais energia solar do que gasta, não se preocupe: aquilo que for “extra” será transformado em um “crédito de energia” para você continuar usando posteriormente.

Como implementar a energia solar residencial?

Para implementar a energia solar residencial, é importante passar por alguns passos.

São eles:

  • entender a sua conta de luz;
  • simular o custo da instalação do sistema de energia solar residencial;
  • orçar o projeto do sistema de energia solar residencial;
  • instalar o sistema de energia solar residencial.

Vamos entender cada um deles.

Entender a sua conta de luz

Antes de começarmos com o projeto do sistema de energia solar residencial, é importante entender como é o seu consumo e analisar a sua conta de luz.

É importante avaliar o consumo mensal da residência em kWh e, com base nessa informação, você poderá calcular qual seria o tamanho ideal do seu sistema de energia solar residencial.

Simular o custo da instalação do sistema de energia solar residencial

Com a informação de quanto é o seu gasto mensal em kWh, é possível passar para a segunda etapa do processo: realizar a simulação do custo do sistema de energia solar residencial capaz de atender às demandas da sua casa.

Para isso, você pode entrar em contato conosco para fazer uma simulação.

Orçar o projeto do sistema de energia solar residencial

Depois de ter uma simulação do custo, é hora de encontrar a melhor alternativa para construir um projeto que atenda às necessidades da sua residência.

Esse projeto irá levar em consideração, como explicado anteriormente, qual é o seu consumo de energia mensal em kWh e, com base nisso, desenhar o tamanho dos painéis solares necessários, por exemplo.

Instalar o sistema de energia solar residencial

Depois de tudo escolhido e definido, é hora de instalar o sistema de energia solar residencial ideal para as suas necessidades.

Nunca realize essa instalação sozinho, pois é necessário ter expertise, conhecimento e muito cuidado no processo para não sofrer acidentes e não danificar os materiais.

Quais são os benefícios da energia solar residencial?

1. Redução da conta de luz

O primeiro grande atrativo quando o assunto é o investimento em energia solar residencial é a redução da conta de luz em até 95%.

Alguns estudos de viabilidade mostram que o investimento tende a se pagar em aproximadamente quatro anos, e após esse prazo os benefícios se tornam ainda mais evidentes para as famílias que decidiram optar por essa autonomia energética.

2. Instalação rápida

Os sistemas de energia solar são muito simples e a instalação tende a ser rápida.

Além disso, eles não exigem uma rotina de manutenção muito frequente, o que garante ainda mais tranquilidade e praticidade para os responsáveis.

3. É a alternativa mais sustentável

Quando pensamos nas alternativas à energia hidrelétrica, a energia solar é a opção mais sustentável.

Isso porque o processo de conversão dos raios solares para energia elétrica compatível com a utilizada em residências acontece de forma otimizada, rápida, simples e sem nenhum tipo de “resíduo”, seja ele poluente ou não.

Além disso, para a geração de energia solar é preciso apenas instalar as placas solares. Se compararmos isso com toda a intervenção na natureza necessária para a instalação de uma usina hidrelétrica, percebemos a diferença gritante no impacto ambiental entre essas alternativas.

4. Valoriza o imóvel

Sem dúvidas, um imóvel com um sistema de energia solar residencial é muito mais valorizado do que aquele que não possui essa funcionalidade.

Isso porque, como explicado anteriormente, esse investimento pode reduzir em até 95% o valor da conta de luz do imóvel, o que sem dúvidas é um grande atrativo para as pessoas que buscam investir em uma casa, apartamento ou sítio, por exemplo.

5. Geração contínua

A geração contínua de energia através do sistema solar é um outro grande benefício e que chama a atenção.

Durante o dia, o sistema mantém a produção continuamente.

E é aqui que surgem algumas dúvidas: é possível produzir energia solar mesmo em dias de chuva ou dias nublados?

A resposta é: sim! É possível!

Isso porque o sistema de energia solar residencial não precisa do calor solar para funcionar: são os raios emitidos pelo sol que se convertem em energia.

De fato, em dias mais nublados e chuvosos a produção tende a ser menor, mas ele continua ocorrendo independente desses fatores.

O armazenamento de energia, que explicaremos a seguir, é uma excelente funcionalidade para os dias onde a produção é menor.

6. Armazenamento de energia

Se a sua produção de energia solar residencial é superior aos gastos da sua casa, não se preocupe.

Aquela energia que “sobra” da sua produção diária ou mensal se torna “créditos de energia” para você usar posteriormente. Uma das vantagens da energia solar é que, de fato, nada se perde no processo: além de ser uma geração mais simples e limpa, a energia remanescente é reutilizada posteriormente.

A energia solar residencial é uma forma de não só economizar todos os meses nas contas de luz, como também aumentar a valorização do imóvel caso você pense em vendê-lo ou alugá-lo posteriormente.

Para realizar uma instalação eficiente e bem feita, é preciso contar com um bom projeto e profissionais extremamente capacitados para a execução do trabalho.

Para isso, você pode contar conosco. Acesse nosso site e veja como a UV Energia Solar pode te ajudar. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *