4 benefícios da energia solar para empresas

4 benefícios da energia solar para empresas

O que antes era uma alternativa que parecia distante, hoje está cada vez mais popular: a energia solar para empresas virou uma realidade no país, e hoje as instituições possuem diversas alternativas para investir nessa fonte de energia renovável.

Para as empresas que podem optar pelo mercado livre, é possível investir em energia solar advinda de outras instituições, comprando por preços mais interessantes e acessíveis.

No entanto, para aquelas que ainda não se enquadram no mercado livre de energia ou que preferem ter uma fonte própria, a instalação de um sistema de energia solar para empresas é uma realidade, e está cada vez mais popular.

Quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura.

Como a energia solar funciona?

O processo da energia solar é muito simples: é necessário que tenhamos placas solares com módulos fotovoltaicos para captar a luz solar (os raios violeta), que serão convertidos em energia solar propriamente dita através dos inversores, também presentes nesse sistema.

A fonte de energia solar são, de fato, os raios violeta, que serão absorvidos pelas placas. Em dias nublados ou chuvosos, esse processo continua acontecendo, uma vez que mesmo sem o calor do sol esses raios são emitidos e poderão ser captados.

Nesses casos, no entanto, a produção será menor devido a menor incidência desses raios nos painéis em questão.

Para que a produção de energia solar para empresas seja realizada de forma contínua e eficiente, é necessário se atentar a um detalhe extremamente importante: a localização dos painéis solares durante a instalação.

O ideal é que eles estejam localizados estrategicamente em áreas em que a incidência solar é grande e contínua ao ongo do dia.

Na maior parte dos casos, muitas vezes, os profissionais indicam a instalação no telhado, uma vez que nesse local raramente haverão elementos que podem prejudicar ou bloquear essa incidência solar, como árvores e outros prédios.

Para conseguir identificar a melhor localização para a instalação do sistema de energia solar para empresas, é fundamental contar com o apoio de um profissional ou empresa especializada, que irão ajudar a identificar as melhores oportunidades, que manterão a geração de energia solar eficiente e contínua.

Uma vez que os painéis solares foram instalados, eles receberão os raios violeta emitidos pelo sol, que são, como explicado anteriormente, emitidos diariamente, mesmo em dias nublados ou chuvosos.

Com esses raios, é hora do inversos trabalhar: ele irá transformá-los em energia elétrica como conhecemos, na forma mais adequada para a nossa rede e, a partir daí, poderá ser utilizada no dia a dia da instituição.

Uma outra função dos inversores é identificar como está sendo a produção de energia solar na empresa: esse equipamento irá medir a quantidade de energia convertida diariamente, para que os gestores tenham ciência da capacidade produtiva e como ela impactará nas economias da instituição.

Se a produção de energia solar for maior do que o gasto na empresa, não se preocupe: toda a energia elétrica produzida pelos sistemas solares que “sobra” vai para a rede distribuidora.

Essa transferência gera o que chamamos de “créditos solares”, que poderão ser utilizados pela intituição em um prazo de no máximo cinco anos após essa transferência.

Dessa forma, nada é perdido: além de ser uma fonte de energia limpa, tudo aquilo que sobra será reutilizado posteriormente, reduzindo ainda mais os impactos no meio ambiente.

Quais são os benefícios da energia solar para empresas?

Existem vários benefícios que envolvem a produção de energia solar para empresas.

Dentre os mais marcantes, estão:

  • ser uma das opções mais sustentáveis disponível no mercado;
  • ter preços mais baixos e promover uma economia interessante para a empresa;
  • necessidades menores de manutenção;
  • excelente custo benefício para as empresas.

1. É uma opção sustentável

Para as empresas que presam por uma atuação mais sustentável, com responsabilidade ambiental e redução de danos, a energia solar pode ser uma excelente alternativa.

Considerada como uma das fontes de energia limpa mais interessantes do mundo, ela não gera resíduos poluentes e que prejudiquem o meio ambiente, como os gases responsáveis pelo efeito estufa.

Esse modelo de sistema de energia não possui um impacto negativo no meio ambiente, uma vez que consiste apenas na instalação de placas solares e um inversor, sem a necessidade de desmatamento ou interferência rigorosa no ecossistema, como o que acontece com usinas hidrelétricas.

2. Os preços são mais baixos

A redução dos custos sem perder a qualidade e a performance é sempre um objetivo das instituições, uma vez que custos menores aumentam a rentabilidade, e tornam a empresa financeiramente mais sustentável.

A energia solar é capaz de atuar dessa forma: com a produção de energia elétrica através do sistema fotovoltaico, é possível reduzir os custos referentes à conta de energia da instituição.

Dados mostram que a redução dos custos é de 95% todos os meses, o que se torna uma das economias mais significativas.

Muito provavelmente você deve estar se perguntando: como é possível realizar uma redução tão significativa em uma conta?

A resposta é simples: o processo de produção e abastecimento.

No caso de fontes de energia tradicionais, como as usinas hidrelétricas, o processo é muito mais complexo e custoso.

É preciso que toda a estrutura da usina seja criada, manutenções periódicas, e toda a complexidade para que a energia elétrica seja criada.

Uma vez que a energia foi convertida em energia elétrica, a empresa precisará comprá-la de outra instituição, o que aumenta consideravelmente os preços.

No caso da produção de energia solar, o processo é muito mais simples: a empresa precisará apenas instalar um sistema de energia solar com os equipamentos necessários, e toda a produção acontece diariamente, através dos raios solares.

3. Menos manutenções recorrentes

O sistema de energia solar é uma alternativa interessante porque, além de promover uma excelente economia, também possui manutenções recorrentes com menos frequência.

Desde que o sistema seja devidamente fiscalizado e limpo periodicamente, a necessidade de manutenções periódicas é reduzida.

4. Ótimo custo benefício

Por fim, o custo benefício também é um diferencial.

Mesmo que a instalação do sistema de energia solar para empresas possua um valor de investimento, com base nas economias mensais com as contas de energia elétrica, o investimento se paga.

Uma vez que o investimento foi quitado, ele começa a dar lucros para empresa: com 95% a menos de despesas na conta de luz, a empresa passa a ter uma maior rentabilidade.

Quer saber mais sobre como a energia solar para empresas funciona, seus valores e procedimentos para instalação?

Entre em contato conosco.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *