O que é energia solar?

O que é energia solar

Você sabe o que é energia solar? Apesar de ser uma fonte de energia renovável, alternativa e muito sustentável, muitas pessoas ainda não sabem como ela funciona.

Afinal, como a luz solar pode gerar energia suficiente para manter um equipamento ligado, fornecer energia para uma casa inteira ou até mesmo para uma empresa?

Como continuar produzindo energia solar em dias em que não tem sol? Como utilizar a energia solar no dia a dia?

Essas e outras dúvidas serão respondidas no artigo de hoje. 

Continue a leitura.

O que é energia solar?

A energia solar, como o próprio nome diz, é uma energia que tem como fonte a luz solar, e se popularizou bastante em todo o mundo pelo seu caráter sustentável e renovável, além de ser uma excelente alternativa às fontes de energia tradicionais.

Quando pensamos em energia solar, é comum que a primeira imagem que nos vem à mente são painéis solares captando a luz do sol, certo? Essa é a tecnologia chamada energia solar fotovoltaica.

Os painéis, nesse exemplo, são responsáveis por captar a luz solar e transformá-la em corrente elétrica, para que essa energia possa ser usada em indústrias, lojas e até mesmo em residências.

Quais são as características da energia solar?

Uma das principais características da energia solar é o fato de ser uma fonte de energia limpa: além de ser renovável e sustentável, ela também não gera nenhum tipo de resíduos.

A redução dos custos na conta de luz também é imensa: ela pode gerar até 95% de economia. Isso acontece porque trata-se de uma fonte de energia gratuita, e por isso os custos tendem a ser menores.

Além disso, trata-se de um processo que possui baixa necessidade de manutenção, com uma vida útil de aproximadamente 20 anos.

Como o sol pode funcionar como fonte de energia?

O sol pode ser fonte de energia elétrica de diversas formas:

  • através da energia fotovoltaica;
  • com o aquecimento de líquidos através da energia solar térmica;
  • em grandes usinas solares.

O modelo mais comum é a energia fotovoltaica, onde são usadas placas solares para captar a luz do sol. Através dessas placas, a eletricidade é gerada. 

É comum vermos placas de energia solar não só em grandes usinas solares, como também adaptadas para modelos residenciais: casas com placas solares estão cada vez mais comuns, e é uma excelente alternativa para quem quer reduzir a conta de luz e consumir de uma forma mais sustentável.

A energia solar térmica, por sua vez, utiliza a luz solar como fonte de energia para aquecer líquidos.

Como usar energia solar?

A energia solar pode ser utilizada de diversas formas. Por ser muito versátil, essa matriz energética poderá ser explorada para:

  • geração de energia elétrica fotovoltaica;
  • aquecimento de água;
  • sistema de uso coletivo, como a geração de energia para centros comunitários, postos de saúde, escolas e outros tipos de estabelecimentos de uso coletivo;
  • iluminação pública das cidades; etc.

A energia solar está ganhando cada vez mais adeptos devido ao seu caráter econômico, renovável e extremamente limpo e sustentável.

Quais são os métodos de obtenção da energia solar?

Existem dois métodos de obtenção da energia solar:

  • o método direto;
  • o método indireto.

No entanto, esses métodos também podem ser classificados através dos:

  • sistemas ativos;
  • sistemas passivos.

Método direto de obtenção da energia solar

O método direto de obtenção da energia solar é aquele que exige apenas uma etapa para que a energia do sol seja transformada em energia elétrica.

Um modelo de método direto é a energia solar fotovoltaica. 

Nesse modelo, a energia solar será obtida através dos raios solares que, ao atingirem uma célula fotovoltaica, criam a eletricidade.

Método indireto de obtenção da energia solar

O método indireto consiste em métodos que exigem duas ou mais etapas para conseguir transformar a energia solar em energia capaz de ser utilizada no dia a dia.

Um exemplo de método indireto é a energia solar heliotérmica.

A energia solar heliotérmica acontece da seguinte forma:

  1. os raios solares atingem espelhos refletores; 
  2. os espelhos refletores irão concentrar o calor em um tubo a vácuo onde passará água;
  3. a água que está nesse tubo se transformará em vapor;
  4. esse vapor irá alimentar uma turbina que, por sua vez, gerará energia elétrica.

Sistemas passivos e ativos de energia solar

Existe, ainda, a classificação dos sistemas de energia solar como passivos e ativos.

Os sistemas de energia solar passivos são, normalmente, os métodos diretos. Nesse sistema, podemos pensar na estufa capaz de transferir o calor do sol para o ar, mantendo o ambiente em altas temperaturas.

No caso dos sistemas ativos de energia solar, por sua vez, é necessário um dispositivo mecânico como auxílio para melhorar o desempenho da coleta dos raios de sol (energia solar). Aqui, podemos imaginar um sistema de aquecimento solar que precisará de uma bomba para estimular a circulação da água dentro do sistema em questão.

Como funciona a produção de energia solar em dias sem sol?

Essa é uma das dúvidas mais comuns quando estamos começando a aprender sobre energia solar: se os raios de sol são necessários para a produção de energia, como a produção de energia solar acontece em dias nublados e chuvosos?

A resposta é simples: mesmo que não haja o calor do sol, a incidência dos raios violetas continua ocorrendo, e são elas que nutrem os painéis solares.

Naturalmente, podemos observar que a produção de energia elétrica realmente varia em dias mais cinzas, mas ela não fica zerada.

O único momento do dia em que não existe produção de energia solar é a noite, pois não há captação de raios violetas. No entanto, o sistema de energia elétrica utiliza de baterias para armazenar a energia criada ao longo do dia e utilizá-la em outros momentos.

Agora que você já sabe o que é energia solar e como ela funciona, podemos afirmar que trata-se de uma das alternativas mais interessantes tanto para residências quanto para empresas, uma vez que, além de ser extremamente econômica, também é uma fonte de energia limpa e sustentável.

Para conseguir planejar o uso de energia solar na sua casa ou empresa, é fundamental contar com uma empresa especializada.
Quer saber como podemos te ajudar? Entre em contato conosco e descubra o que a UV Energia Solar pode fazer por você!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *