4 benefícios da energia solar em casa

4 benefícios da energia solar em casa

O uso de energia solar em casa está aumentando cada vez mais no Brasil.

A prática, que antes parecia muito complexa e até inacessível, está se tornando mais popular dia após dia, e diversas pessoas já entenderam que, além de ser uma forma de energia mais sustentável, é também uma das alternativas mais econômicas.

Se você quer reduzir a conta de luz na sua residência, ajudar o meio ambiente e realizar uma boa economia todos os anos, continue a leitura.

Como a energia solar funciona?

A energia solar funciona através das placas fotovoltaicas. Você, muito provavelmente, já deve ter visto em alguns locais: são placas grandes, normalmente instaladas nos telhados das residências, para captar a luz solar.

Através dessa captação, é produzida a energia elétrica como conhecemos.

As placas fotovoltaicas são responsáveis por absorver os raios violeta emitidos pelo sol, que são convertidos através do inversor solar, presente no equipamento. 

Para o processo de produção ser mais eficiente, as placas são comumente instaladas em locais onde há uma grande incidência solar.

No caso das casas, como dito anteriormente, essas placas são instaladas nos telhados. Em sítios ou casas de campo, podem ter partes do lote onde a incidência de sol é maior, e essas questões devem ser consideradas para a instalação mais estratégica do equipamento.

E em dias de chuva, existe energia solar?

Muitas pessoas se questionam sobre isso, uma vez que tradicionalmente a energia solar exige a captura de raios violeta emitidos pelo sol para sua produção.

De fato, mesmo em dias de chuva ou dias nublados, as placas fotovoltaicas continuam produzindo a energia solar e convertendo em energia elétrica, como de costume.

Isso acontece porque, para produzir essa energia, é necessária a emissão de raios violeta, que continuam sendo emitidos mesmo sem a luz solar.

A diferença é que, nesses casos, a produção tende a ser menor, mas nada preocupante, principalmente para o uso residencial.

Além disso, você pode ficar tranquilo: mesmo que a produção de energia seja reduzida em dias nublados, é natural que as residências não consumam toda a energia produzida nos dias mais ensolarados, o que permite que exista um “estoque” de energia elétrica pronto para ser utilizado.

Quais são os benefícios da energia solar em casa?

A energia solar em casa possui quatro benefícios muito marcantes:

  • a uma das opções mais sustentáveis disponíveis no mercado;
  • comumente, os preços são mais baixos;
  • não há necessidade de fazer manutenções recorrentes;
  • o custo benefício é excelente.

1. É uma opção sustentável

O primeiro grande benefício da energia solar em casa é o fato de ser uma das fontes de energia mais limpas e sustentáveis disponíveis.

Afinal, por utilizar apenas os raios solares em um equipamento de grande durabilidade para ser criada, esse tipo de energia não possui resíduos poluentes ou gases que podem prejudicar o meio ambiente, como aqueles responsáveis pelo efeito estufa.

2. Os preços são mais baixos

Se economizar na conta de luz é algo que você busca, está no caminho certo.

O uso de energia solar permite a redução do custo de energia nas casas, uma vez que a própria residência será responsável pela produção da energia através de uma fonte natural.

Com a energia solar erm casa, há uma redução de pelo menos 95% do valor da conta de energia.

Isso acontece porque o processo para criação da energia e entrega na residência, se comparado com as formas tradicionais (como energia hidrelétrica), é muito mais simples.

Em uma usina hidrelétrica, é preciso que uma série de etapas e processos aconteça para que a energia chegue na residência – além de, claro, precisar comprá-la de outra empresa.

No caso da energia solar, o processo é bem mais simples: com um sistema instalado diretamente na residência, os raios solares são convertidos em energia solar de forma muito mais rápida e prática, reduzindo a complexidade do processo e aumentando a eficiência.

3. Menos manutenções recorrentes

Por se tratar de um sistema extremamente simples, a necessidade de manutenção é menos recorrente. 

O sistema responsável por captar os raios solares e convertê-los em energia solar é constituído por apenas dois elementos: os painéis solares e os inversores, que são responsáveis pela transformação.

A indicação é sempre manter o equipamento limpo e a fiscalização periódica dos painéis solares em dia. Esses cuidados irão reduzir a necessidade de manutenção.

Como o foco dos painéis e inversores é reduzir os danos ao meio ambiente através da produção de energia solar, eles foram criados de forma estratégica para evitar a necessidade de reposição, o que oferece maior vida útil aos equipamentos.

4. Ótimo custo benefício

Quando analisamos o custo benefício desse tipo de investimento, vemos uma possibilidade muito interessante.

Apesar da instalação do sistema solar se algo que envolve, de fato, um custo financeiro, esse valor se paga ao longo dos meses com as economias constantes na conta de energia elétrica.

Ao reduzirmos 95% do valor dessa despesa mensal, com o tempo, o valor do investimento será recuperado, e a família passa a reduzir drasticamente os custos no dia a dia.

Como implementar a energia solar em casa?

Para implementar a energia solar em casa, o primeiro passo é adquirir o sistema fotovoltaico com todos os equipamentos (as placas solares e os inversores). 

As placas solares são responsáveis pela captação dos raios solares diariamente, e os inversores serão ferramentas capazes de transformar esses raios em energia elétrica como conhecemos, abastecendo as “baterias” do sistema e permitindo que a residência utilize a energia dessas fontes.

Para fazer a instalação desse sistema, é preciso contar com o apoio de um profissional especializado, que conseguirá executar bem essa atividade e deixar o sistema em perfeito funcionamento.

Esse profissional também poderá identificar qual é a melhor localização para a instalação do sistema, uma vez que a incidência constante de raios solares ao longo do dia é fundamental para estimular a produção de energia solar.

A energia solar em casa pode trazer muitos benefícios, mas sem dúvidas a economia mensal na conta de luz é um dos mais marcantes.

Se você tem alguma dúvida sobre valores e processo de instalação, entre em contato conosco!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *